O impacto da utilização do papel nas contratações

Por: Cezar Antonio Tegon

Estudos recentes demonstram que a maioria das empresas brasileiras utiliza métodos antigos e não eficazes para contratação de pessoas

Seja por falta de uso adequada de tecnologia ou emprego de hábitos antigos ou ausência de processos inteligentes, o fato é que existe significativa perda de produtividade e tempo na realização da atividade de recrutar e selecionar pessoas nas empresas.

Estas constatações, por si só seriam suficientes para o bom administrador acender a luz vermelha de perigo em tempos de otimização de recursos e busca de produtividade, todavia a questão da preservação do meio ambiente e o uso consciente de recursos - sustentabilidade, nos obrigam a analisar o assunto sob outra dimensão.

Observe o consumo de papel em alguns processos de contratações típicos nas empresas e perceba o impacto do consumo de papel.

Uma empresa com 25 contratações/mês, utilizará em torno de 100 mil folhas, o que equivale a um consumo de 8 árvores/mês e 96 árvores por ano.

Algumas empresas elevam o número de folhas utilizadas na atividade, entre 20% e 30%, seja por terem processos mais burocráticos e/ou controles mais sofisticado ou simplesmente por enviarem cartas de agradecimento aos candidatos para serem mais educadas e/ou atenciosas.

Não obstante os benefícios em produtividade gerados pela automação na atividade de contratação, assim como o efeito positivo no meio ambiente com diminuição do consumo de papel em mais de 90%, existe resistência e/ou preconceito para adotar a tecnologia na atividade que hoje encontra-se em franca expansão no Brasil.

Seja em casa ou nas empresas, continuaremos a usar este essencial invento “papel” que revolucionou o modo de vida do ser humano, porém que seja de maneira racional e sustentável, esta na hora de realmente considerar todos os meios novos que estão disponíveis a nossa volta que são capazes de gerar economia de recursos no planeta. Portanto, antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE!

Abaixo, um gráfico com a quantidade de árvores poupadas durante 15 anos.

O número abaixo indica a quantidade de árvores salvas nos últimos 15 anos por todos os nossos clientes através da utilização da ferramenta Elancers e-Recruitment. Consideramos que este foi um período de aculturamento tecnológico, já que ferramentas de e-Recruitment são relativamente novas para as empresas. Entendemos e esperamos que com a implantação de nossas soluções, a cada dia com novos clientes, poderemos poupar anualmente centenas de milhares de árvores.

Até o momento temos 255.142 árvores salvas. sendo 124.946 em 2015

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.