Elancers e-Recruitment

Gestão de Atração, Recrutamento e Seleção

O uso da tecnologia para otimização da contratação de pessoas

Por: Cezar Antonio Tegon e Two Sides Brasil

Estudos recentes demonstram que a maioria das empresas brasileiras utiliza métodos antigos e não eficazes para contratação de pessoas.

Seja por falta de uso adequada de tecnologia ou emprego de hábitos antigos ou ausência de processos inteligentes, o fato é que existe significativa perda de produtividade e tempo na realização da atividade de recrutar e selecionar pessoas nas empresas.

Estas constatações, por si só seriam suficientes para o bom administrador acender a luz vermelha de perigo em tempos de otimização de recursos e busca de produtividade.

https://contadores.contaazul.com/blog/armazenamento-de-arquivos-na-nuvem-e-seguro

Observe o consumo de papel em alguns processos de contratações típicos nas empresas e perceba o impacto do consumo de papel.

  • Contratação de pequeno porte, 150 currículos recebidos, 535 folhas;
    1. Recebimento de CV´s via e-mail, e-cadastro no site ou correio;
    2. 150 currículos com 2,5 folhas cada em média - análise e triagem - 375 folhas;
    3. 30 provas de conhecimento com 3 folhas cada – 90 folhas;
    4. 5 laudos (parecer do selecionador) com 2 folhas cada – 10 folhas;
    5. 5 currículos e laudos enviados ao requisitante e seu superior – 40 folhas;
    6. Parecer dos candidatos feito pelo requisitante e seu superior – 20 folhas;
  • Contratação de médio porte, 700 CV´s recebidos, 2.500 folhas;
  • Contratação de grande porte, 1.500 CV´s recebidos, 5.400 folhas;
  • Contratação de estagiários, 15.000 CV´s recebidos, 53.500 folhas;
  • Contratação de trainees, 25.000 CV´s recebidos, 89.200 folhas;

Uma empresa com 25 contratações/mês, utilizará em torno de 100 mil folhas, ainda assim, algumas empresas elevam o número de folhas utilizadas na atividade, entre 20% e 30%, seja por terem processos mais burocráticos e/ou controles mais sofisticado ou simplesmente por enviarem cartas de agradecimento aos candidatos para serem mais educadas e/ou atenciosas.

Não obstante os benefícios em produtividade gerados pela automação na atividade de contratação, ainda possibilita a diminuição do volume de arquivos físicos de forma a proporcionar a praticidade e agilidade da manipulação dos documentos.

Seja em casa ou nas empresas, continuaremos a usar este essencial invento “papel” que revolucionou o modo de vida do ser humano. Está na hora de realmente considerar todos os meios novos que estão disponíveis a nossa volta que são capazes de trazer habilidade e economia de tempo, bem como a economia financeira das empresas.

A área ocupada por arquivos físicos de uma empresa de pequeno porte pode atingir um volume de 30m3 por ano. A manipulação e o espaço ocupado por estes documentos, torna o trabalho menos ágil e mais dificultoso. Através da utilização da ferramenta Elancers e-Recruitment. Consideramos que este foi um período de aculturamento tecnológico, já que ferramentas de e-Recruitment são relativamente novas para as empresas. Entendemos e esperamos que com a implantação de nossas soluções, a cada dia com novos clientes, poderemos otimizar e tornar os processos mais seguros e práticos.